Este conceito surge para dar resposta a situações em que necessita de dinheiro rápido/urgente e possui peças/artigos de ouro, que pode vender, mas não pretende desfazer-se definitivamente das mesmas. Artigos, que já estão na sua família há muitos anos…ou que têm um significado emocional muito importante e forte para si e que quererá manter no futuro.
O QUE É ENTÃO UMA RSO?
Trata-se de recuperar o seu ouro depois de o ter vendido. È uma oportunidade/direito que a nossa empresa dá aos seus clientes de poderem vender o seu ouro e depois voltar a comprá-lo:
- Primeiramente o cliente faz-nos uma venda dos seus artigos, em ouro, prata ou jóias. Nesse momento, o cliente refere, que quer fazer a venda dos seus artigos, mas que pretende ter a possibilidade de voltar a recuperá-los, de voltar a comprá-los, em 3; 6 ou 12 meses.
- Ao fazer a venda, é elaborado um contrato, que refere, caso o cliente queira, poder voltar a comprar esses artigos que vendeu.
- Nesse momento informamos o cliente, sobre o valor que vai receber e o valor exacto, que precisa de nos pagar para recuperar os seus artigos.
O que necessita o cliente para fazer uma RSO?
Tem que ir a uma das nossas lojas, levar o cartão de cidadão/BI e os artigos que pretende vender. O contrato é feito nesse momento e o processo demora cerca de 10 minutos.
O Cliente fica obrigado a comprar os artigos?
Não. O contrato RSO só obriga a nossa empresa a vender-lhe os artigos. Não obriga o cliente a recuperá-los/comprá-los. Depois de assinar o contrato, se mudar de opinião ou de ideias, e já não pretender recuperar/comprar os artigos que anteriormente nos vendeu, só precisa de não efetuar os pagamentos, que esse contrato fica automaticamente resolvido.
A loja OuroMar paga o Valor na Hora?
Sim. O valor é sempre pago na hora, no momento da transação: em dinheiro ou transferência bancária. De acordo com a lei vigente – Valores inferiores a 1000 euros pagamos em dinheiro. Acima de 1000 euros – Cheque ou transferência bancária feita no momento da transação e com entrega do comprovativo.
Como é que o cliente faz os pagamentos?
Os pagamentos são feitos através de uma referência de multibanco ou em dinheiro numa loja OuroMar.
E se o cliente se esquece de pagar alguma mensalidade?
Vamos enviar algumas SMS como lembrete de pagamento. Se mesmo assim se esquecer, deve entrar em contacto connosco, para analisarmos a situação e serem-lhe indicados os passos seguintes.
OS Produtos ficam seguros enquanto dura o contrato?
Garantimos a máxima segurança de todos os produtos. Na remota e ínfima probabilidade de existir algum extravio, os seus artigos estão sempre seguros pelo valor da venda.
Entre a data da celebração do contrato e a data da recuperação/levantamento dos artigos, qual é o prazo mínimo que é necessário o cliente esperar?
Nos termos da legislação em vigor, somos obrigados a conservar todos os artigos de metal precioso usado adquiridos a particulares durante 20 dias úteis, contados a partir da comunicação da transação à Polícia Judiciária que, por norma, ocorre todas as segundas-feiras.
Informamos o cliente deste prazo, no momento da celebração do contrato. Após esta data, e independentemente da duração do contrato (sejam 3, 6 ou 12 meses), o cliente pode levantar as suas peças em qualquer altura, devendo para o efeito liquidar todas as mensalidades em falta.
Num contrato RSO, o cliente tem a pagar o imposto de selo ou algum outro imposto e/ouTaxa?
Não. O único imposto que está diretamente relacionado com este contrato é o IVA. Contudo, o regime aplicável aos artigos em segunda mão, é o IVA pela margem, que é integralmente suportado pela nossa empresa e nunca pelo cliente. O imposto é apurado diretamente a cada contrato através da seguinte fórmula:
IVA = (Valor da venda/fatura – valor da compra) / 1,23 x 0,23