O ouro é considerado como um dos investimentos mais seguros, mas alguma vez pensou em investir em segunda mão?
Sendo um metal precioso, o valor do ouro tem tendência a valorizar a longo prazo e é por isso muito escolhido pelos investidores, nomeadamente em tempos de crise e incerteza económica.
Se está a pensar investir em ouro, mostramos-lhe neste artigo as vantagens de comprar em segunda mão, para que possa obter o máximo valor, económico, histórico e emocional, gastando o mínimo possível.
Vantagens de Comprar em Segunda Mão
O Preço Final
O preço de uma peça em ouro nova é calculado tendo em conta a matéria-prima, o feitio da peça, a mão-de-obra, a marca, o lucro e tantas mais parcelas quanto o comerciante achar necessárias, sem contar com o imposto, que ainda terá que ser acrescentado a tudo isto.
Quando falamos em ouro usado, o preço é calculado tendo como base as gramas da peça, o lucro do comerciante e a tributação, que é inferior ao aplicado às peças novas, como explicamos já a seguir.
Assim, o valor final de uma peça em segunda mão não tem mão-de-obra, feitio, marca, custos de produção e tudo o resto que torna o ouro novo 30% a 40% mais caro que o ouro usado.
Regime do IVA
Quando compra uma peça em ouro nova, ela será tributada a 23% sobre o valor total. Em alternativa, o ouro em segunda mão é tributado segundo o regime de margem de lucro, não sobre o valor total do produto, o que resulta num preço final mais favorável para o consumidor.
Se falarmos em moedas ou barras, sendo consideradas peças para investimento, pois apresentam uma pureza de ouro superior às jóias que usamos no dia-a-dia, então o regime de IVA é de autoliquidação, o que significa que não vai pagar IVA na sua compra.
Preservação da História
A ourivesaria tradicional portuguesa tem muitos anos e muita história. Algumas peças mais icónicas feitas no nosso país já não são fabricadas, sendo a sua memória preservada nas peças que ainda resistem até aos dias de hoje. Ao comprar peças em ouro em segunda mão, está a ajudar-nos a preservar a nossa história, ao evitar que sejam fundidas, ao usá-las nos seu dia-a-dia ou ocasiões especiais e ao criar novas histórias com elas.
Economia Circular
Comprar em segunda mão é uma das melhores opções para contribuir para um mundo mais sustentável e o ouro não é excepção. Ao comprar em segunda mão, aumenta o tempo de vida útil de uma peça em ouro e evita os custos e desperdícios consequentes da produção de uma peça nova.
Retorno no Investimento
Se comprar uma peça em ouro e mais tarde quiser vendê-la, o preço que lhe vão oferecer será igual tenha comprado novo ou usado. Assim, mais vale comprar a um preço mais barato, em peças em segunda mão, e conseguir um lucro superior se um dia desejar vender.
Além disso, é um investimento em algo a que pode dar uso no seu quotidiano, como fios, anéis, pulseiras, e que podem vir a valorizar um dia mais tarde.
Liquidez
Outra das vantagens do ouro como investimento é a sua liquidez. Isto significa que a compra ou a venda pode ser feita rapidamente e sem dificuldades acrescidas. Além disso, na venda de ouro os valores obtidos não estão sujeitos ao pagamento de mais valias.
Podemos dizer que, em comparação com outros bens, o ouro tem tendência a preservar a sua riqueza ao longo de várias gerações, seja em termos monetários, como históricos e emocionais.