As Contas de Viana são das mais antigas jóias da Ourivesaria Portuguesa, e com a sua antiguidade vem uma preciosa história, que acrescenta ainda mais valor a estas peças em ouro.
Por serem ocas e leves, as Contas de Viana eram mais económicas e rapidamente se tornaram populares, mas antigamente não se compravam os colares ou pulseiras completos de contas como vemos hoje em dia à venda em ourivesarias.
Nesse tempo, era um grande sonho das jovens de Viana do Castelo possuírem um colar cheio destas contas, mas dado o grande investimento necessário, as jovens iam comprando conta a conta, com o dinheiro que conseguiam poupar, ou recebendo de familiares e amigos em ocasiões festivas, como baptizados, pequenas comunhões ou aniversários, até terem as suficientes para formarem o tão ambicionado colar.
O número de contas variava de jóia para jóia consoante o gosto de cada uma e era muitas vezes complementado com uma medalha, como uma custódia ou cruz de canovão.
Este costume envolvia um grande esforço e dedicação por parte destas mulheres, o que conferiu às Contas de Viana um simbolismo especial, que as grandes conquistas são ganhas de pequena em pequena vitória.
Ideal para oferecer a alguém como celebração de feitos e conquistas, conheça aqui a nossa coleção de Contas de Viana.