OuroMar

Sabe o que é uma libra em ouro?

Com cada vez mais adeptos, conheça aqui a história de uma das moedas em ouro mais antigas e valorizadas do mundo.

Origem

A libra em ouro é proveniente do Reino Unido, onde se utiliza o termo Sovereign para identificar estas moedas e pode ser também apelidada de libra esterlina.

Investimento

Ao contrário de outras moedas, actualmente a libra não é utilizada como moeda de troca, mas sim como um investimento no futuro.

O seu valor de comercialização varia consoante o seu peso e a cotação do ouro no mercado, que oscila diariamente nas bolsas internacionais e poderá ser verificado em sites da especialidade, como o nosso. Veja aqui as cotações de hoje. É importante referir que o valor em bolsa não é o mesmo que valor de mercado. Ainda que o segundo varie consoante o primeiro, o valor de mercado será sempre mais baixo.

À medida que o valor do ouro sobe, maior é também o número de investidores em libras em ouro, um tipo de investimento que tem ganho cada vez mais adeptos. Veja aqui a nossa coleção de libras para investimento.

Em adição ao seu peso e cotação, também o seu estado de conservação e data vão influenciar o valor total da libra. Aqui, podemos falar não só de valor monetário, mas também de valor emocional, já que diferentes pessoas poderão ter preferência por diferentes datas, seja pelo seu significado na vida pessoal de cada um, seja pela sua raridade.

Autenticação

Para autenticar uma libra recorre-se a instrumentos de medição e pesagem específicos da área de ourivesaria, já que as suas principais características se têm mantido constantes deste 1817.

Habitualmente, o peso de uma libra em ouro é de aproximadamente 7,98 gramas. É uma moeda com um diâmetro de 22 milímetros e uma espessura de 1,52 milímetros. No entanto, com o seu uso e consequente desgaste, estes valores podem sofrer variações.

Sendo uma moeda em ouro de 22 quilates, isto significa que têm 91,67% de pureza. Veja aqui o significado de quilates no ouro.

História

Foi no reinado de Henrique VII, em 1489, que a libra foi produzida no Reino Unido pela primeira vez como a maior moeda de ouro. Valia na altura 20 xelins, a moeda então utilizada em Inglaterra.

Cunhada até 1603, só em 1817, durante a grande reforma monetária britânica, é que volta a ser produzida.

É devido ao seu crescente valor enquanto investimento fiável e seguro que a libra em ouro tem sobrevivido ao longo dos séculos, permitindo assim a criação de coleções de moedas desde o reinado de D. Jorge III até ao século XXI.

Monarcas

Diferentes reinados deram origem a diferentes representações dos respectivos monarcas nesta moeda de 22 quilates. Alguns, tendo reinado durante tantos anos, apresentam até mais que um retrato, como acontece com a Rainha Vitória e a Rainha Elizabeth II.

Podemos assim encontrar os seguintes monarcas nas libras: George III, George IV, William IV, Victoria (Young Head, Jubilee Head e Old Head), Edward VII, George V, Elizabeth II (Rainha com Coroa de Louro, Rainha Jovem e Rainha com 71 anos).

Reverso das Libras em Ouro

No reverso das libras, podemos encontrar dois desenhos. O primeiro trata-se do brasão e da coroa de Inglaterra. O segundo, mais comum, trata-se do retrato do cavaleiro S. George com o dragão, elaborado pelo escultor italiano Benedetto Pistrucci.

Valorização

O estado de conservação de uma libra em ouro pode afectar o seu valor, mas esta moeda nunca valerá menos do que o seu peso em ouro.

Tem libras em ouro e gostaria de saber o seu valor? Visite uma das nossas agências e faça uma avaliação gratuita. Veja aqui as localizações.

Interessado em investir em libras em ouro? Veja aqui a nossa coleção. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Registo

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa Política de privacidade.

Abrir chat
💬 precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?